Ignition

Houdini FX

Houdini é um software de efeitos especiais (VFX) e de animação 3D semelhante aos softwares Maya, 3ds max e Cinema 4D, porém o Houdini possui um sistema dinâmico muito poderoso que, outros softwares não possuem. Houdini é um pacote completo de aplicações 3D conhecido por seu modo de funcionamento processual (‘procedural’), usado amplamente na criação de efeitos visuais complexos para cinema e televisão, e também vem ganhando destaque na criação de games, principalmente por sua integração aos pacotes Unity e Unreal com o uso da poderosa Houdini Engine.

  • 90 HORAS
  • 3 MÓDULOS
  • 6 MESES
  • MODALIDADE: AO VIVO ONLINE
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Objetivo

Estabelecer uma base sólida para que você se sinta completamente confortável com o software, gerando autonomia para seguir as próximas etapas de aprendizagem durante o curso e também o auxiliando a integrar o Houdini na sua pipeline, seja ela pequena, média ou grande, para televisão, cinema ou jogos digitais. Ao final do curso o aluno terá completado um projeto de vfx com motion graphics feitos inteiramente dentro do Houdini, podendo usar o material para seu portfolio pessoal, assim como os assets usados e desenvolvidos durante o curso.

A quem se destina

Este curso é destinado aos iniciantes ou profissionais das áreas de vfx, animação e games.

O Professor

Guilherne Casagrandi é Matemático formado pela Universidade de São Paulo. Artista VFX autodidata. Dono da HardcoreFX focada em FX 3D, que fornece os melhores serviços de efeitos 3D do mercado com ferramentas de ponta e processos sólidos.

Houdini Start

Conteúdo Programático - Houdini Start

Neste módulo você iniciará seus conhecimentos em navegação de interface, ferramentas, gerenciamento de arquivos e manipulação de parâmetros dentro do Houdini.
Matérias:
  • Matérias:
  • Network cursos e similares (Tree cursos, etc)
  • Criação e localização de nodes no arquivo
  • Manipulação de nodes, conexões e seus significados
  • Básico da organização nodal: cores, formas e anotações
  • O menu tab
  • Introdução aos contextos do Houdini (OBJ, SOPs, etc)
  • Localização na shelf (botões da prateleira)
  • Introdução à manipulação de geometria em SOPs e ao proceduralíssimo
Houdini Modelagem

Conteúdo Programático - Houdini Modelagem

Você aprenderá as principais ferramentas de modelagem orgânica e inorgânica, composição de objetos e detalhamentos de geometrias.
Matérias:
  • Matérias:
  • Criação e manipulação de geometria usando SOPs, Keyframes e CHOPs
  • Manipulação e animação de polígonos
  • Conceitos básicos de geometria em 3d: pontos, vértices, polígonos, etc
  • Métodos diferentes de criar geometria
  • Importando geometria de outros softwares
  • Conceitos básicos de criação de polígonos: extrusão, revolução, etc
  • Criação de múltiplas cópias de um objeto
  • Booleanas e seu funcionamento
  • Métodos de agrupar partes da geometria e sua manipulação
  • Funcionamento de atributos na geometria
  • Funcionamento de variáveis na geometria (para retro compatibilidade)
  • Introdução às expressões: variáveis globais, funções e como encontrá-las
  • Adicionando detalhes na geometria usando for loops
Houdini Animacao

Conteúdo Programático - Houdini Animacao VFX

Neste módulo você desenvolve animações de diversos tipos. Serão abordados simulações de combustão, partículas e física de corpos rígidos.
Matérias:
  • Iniciando com Animações e VFX
  • Conceitos básicos de animação procedural usando CHOPs.
  • Animação de cópias usando SOPs, CHOPs e atributos na geometria.
  • Manipulação avançada de múltiplas cópias usando loops e compiled blocks.
  • Instanciando geometria usando packed primitives.
  • Conceitos básicos de VOPs para manipulação de geometria.
  • Introdução à iluminação no Houdini.
  • Criação e manipulação de câmeras.
  • Simplificação da network usando subnetworks a exposição de parâmetros.
  • Aceleração da produção com uso de assets prontos: orbolt, MOPs e qLib.
  • Conceitos básicos de digital assets (HDAs).
  • Introdução à produção de objetos manipuláveis usando assets e seu papel em jogos.
  • Ideias de como acelerar a produção (audiovisual e de jogos) usando assets e gallery.
  • Ideias de integração do Houdini no pipeline: exportando e importando de outros softwares.
  • Introdução ao Houdini Engine e seu potencial em jogos e na criação de plugins.
  • Volumes
  • Introdução aos volumes no Houdini: nativo e open vdbs.
  • Criando volumes a partir da geometria.
  • Modos de visualização volumétrica.
  • Introdução ao Cloud FX.
  • Gerando polígonos a partir de informação volumétrica.
  • Conceitos básicos do funcionamento de DOPs: objetos e solvers.
  • Pyro FX
  • Gerando e manipulando emissores.
  • Simulando uma explosão usando Pyro.
  • Salvando os dados simulados em disco.
  • Conceitos básicos de RBDs usando packed primitives e a engine bullet.
  • Fraturando a geometria usando o algoritmo voronoi.
  • Conceitos básicos de constraints usando glue.
  • Simulando uma explosão usando ‘RBD’.
  • Conceitos básicos de partículas.
  • Melhorando a simulação RBD adicionando detritos.
Houdini Render

Conteúdo Programático - Houdini Render

Nesta etapa serão abordados os assuntos de Shader para Materiais, Iluminação e o renderizador Mantra, além da pós-produção para finalização de cenas.
Matérias:
  • Materiais & Render
  • Shading e Rendering usando Mantra
  • Material Network, Render cursos (e o antigo ‘SHOPs’).
  • Conceitos básicos de shaders no Houdini.
  • Visualizando o render no render cursos.
  • Usando os shaders prontos.
  • Usando o principled shader (shader da Disney).
  • Usando atributos na geometria para manipulação de shaders.
  • Layering shaders.
  • Mantra
  • Entendendo o Mantra e suas diferentes engines (foco em PBR para este curso).
  • Configurando o Mantra e salvando as imagens geradas em disco.
  • Composição final usando o Adobe After Effects.

Entre em contato conosco, para mais informacoes do curso!

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